10 de setembro de 2017

OPINIÃO :: Alicia Vikander é uma má escolha para interpretar LARA CROFT?

Escrito por: Miguel Marques
Empire Magazine
NOTE: If you wish to read the following text in English you can use the Google Translator tool in the bottom of our site. The translation will not be good at all though.

Os nossos artigos de opinião estão de volta! Desta vez vamos finalmente falar dela, sim, o assunto que mais deixa as pessoas divididas: Alicia Vikander no papel de Lara Croft. Boa ou má ideia? A resposta é muito simples: Não sabemos. O filme não estreou, o primeiro trailer ainda nem foi divulgado e, mesmo assim, são muitas as pessoas que, desde o dia em que o anúncio da atriz foi feito, comentam a sua opinião sobre a escolhida. Este texto vai, então, servir para vos tentar acalmar e mostrar boas razões para não ficarem tão revoltados tão cedo. Vamos debater o assunto!

O que está a acontecer?


O filme de Tomb Raider baseado no jogo de 2013 foi anunciado há muito tempo, mas só em abril de 2016 é que a atriz da Lara foi oficialmente encontrada. É certo que todos nós, que esperávamos este anúncio tão ansiosamente, tínhamos uma pequena lista de atrizes que gostávamos de ver a interpretar a nova Lara nos cinemas. O que aconteceu foi que a Alicia foi uma escolha altamente imprevisível. Não haviam rumores da sua participação no elenco e nenhum fã estava a contar com ela.

Acho que parte da revolta já começou aí: Muitos fãs ficaram chateados por a sua atriz favorita não ter sido escolhida e qual é a solução? Arranjar defeitos na que ganhou o papel. Claro, muitos fãs estavam abertos à possibilidade de outras escolhas e genuinamente não gostaram da Alicia. Estão no seu direito, mas vamos hoje tentar entender o porquê dessas opiniões – Quase todas sem sentido, já adianto.

Outras atrizes


Momentos antes de Alicia assinar o contrato, corriam rumores na internet de que Daisy Ridley – a estrela de Star Wars: The Force Awakens – estava a ser cotada para o papel. E, de facto, ela era uma das opções. Assim como, muito provavelmente, outras atrizes famosas. Sabem qual é o problema dessas atrizes e o motivo pelo qual não ficaram com o trabalho? Elas já estão associadas a uma franquia conhecida. Daisy Ridley, Star Wars; Jennifer Lawrence, The Hunger Games; etc. O regresso de Tomb Raider ao grande ecrã precisava de um rosto novo, um rosto talentoso, mas não associado a grandes sagas. Só este ponto já exclui boa parte das atrizes da vossa lista, não é?

Aparência


A grande maioria dos fãs – se não a totalidade deles – critica a aparência de Alicia Vikander. Isso é, pessoalmente, o que mais me incomoda nos comentários de cada imagem nova que sai. A Lara Croft nunca foi apenas sobre beleza e, mesmo que fosse, a Alicia é uma mulher lindíssima. Grande parte dos comentários ataca o físico da atriz. Pernas muito finas, testa muito grande, peito e rabo muito pequenos. Eu leio e penso: “A sério?”. Por acaso a sinopse do filme é sobre alguma supermodelo com todos os padrões de beleza e corpo em dia?

Já há algum tempo que as curvas da Lara deixaram de ser a sua imagem de marca. Antes reclamavam por ser uma personagem sexualizada, agora reclamam pelo contrário? Para mim a Lara sempre foi uma personagem que quebra tabus, então estou SIM muito feliz que a atriz tenha o corpo “tábua lisa” como tantos chamam. E vai ser ótimo ver uma mulher protagonista no cinema que não tente chamar a atenção pelo aspeto físico.

“Ah, mas ela não parece a Lara! Nem de rosto nem de corpo!” E por acaso alguém neste mundo se parece com a Lara, meus amigos? Ela tem um modelo e rosto diferente a cada jogo que passa, às vezes de uma imagem para a outra dentro do mesmo jogo ela está diferente, ela é uma personagem fictícia e vocês vêm dizer que a Alicia não se parece com ela? Todas as pessoas – que não sejam grandes fãs de Tomb Raider como nós – olham para as imagens da Alicia como Lara e acham IGUAL ao jogo. Porque de facto está. É uma das adaptações mais fiéis que vocês vão encontrar por aí.


Quando não criticam a beleza da atriz, criticam o figurino, maquilhagem e cabelo. Como já vos disse, é uma das adaptações mais fiéis que existem. “Já vi cosplays melhores”. Para começar, a roupa da Alicia no filme não é uma tentativa de copiar a 100% a do jogo, tanto que temos várias diferenças, como o cinto e o tecido da blusa. Acho que é justamente por existirem tantos cosplays na comunidade de Tomb Raider que eles nem tentaram fazer um outfit incrível, caríssimo, cheio de detalhes. Não, gente, é um top de desporto, umas calças confortáveis, umas botas e um rabo de cavalo normal, como qualquer pessoa estaria numa situação destas. A Lara Croft não é a Mulher-Maravilha. Ela é um ser humano normal, que compra roupa como todos nós.

Sinceramente adoro o facto de eles não estarem a ligar se o cabelo está bom, se a roupa é linda, etc. Dá um realismo diferente ao figurino. A Alicia não vai estar constantemente a posar para a câmara durante as cenas, como a Angelina Jolie fazia nos seus filmes. (Não estamos a criticar a Lara da Angelina Jolie. ÓBVIO que nós a adoramos e, para a Lara que ela representava, isso resultava na perfeição). Mas esta nova Lara é diferente. Eles não vão confirmar constantemente se o cabelo está no sítio, se a maquilhagem está retocada, se a Alicia está linda. Eles vão atirá-la para um rio, gritar “AÇÃO” e começar a filmar. Simples assim.

Várias pessoas reclamaram também da ausência de franja na Lara, nem que fossem só uns cabelos soltos. Quanto a isso só tenho de dar os parabéns a quem decidiu o penteado da Alicia. Finalmente, depois de 20 anos, a Lara tem um penteado apropriado para as aventuras. Olhem para a Lara dos jogos atuais. Quem é que vai numa aventura com o cabelo na frente da cara e dos olhos? Não é prático, simplesmente não é prático. Ninguém quer saber se fica mais bonito ou não. Isto é um filme, não é um jogo. A Lara não vai estar sempre com o cabelo limpo e perfeito. O cabelo ia colar-se com a transpiração, ia atrapalhar a visão, ia dar muito mais trabalho. De novo: Este filme não é sobre uma modelo.

Talento


Alicia Vikander não só é bonita, como é também suficientemente talentosa para ser protagonista de um filme de ação. O seu papel em The Danish Girl resultou num Oscar, o que nos garante que as cenas dramáticas de Tomb Raider serão conseguidas sem qualquer dificuldade. Alicia já foi uma dançarina, o que, segundo entrevistas, ajudou muito nas cenas de ação do filme. Fora que, antes das gravações começarem, ela foi acompanhada por um personal trainer e o seu corpo está mais tonificado que nunca. Pronta para interpretar uma heroína em ação.

Conclusão


Nós não temos motivos nenhuns para já criticar a atriz sem ver o seu desempenho. No mínimo esperem pelo primeiro trailer para comentar e, no ideal, esperem por ver o filme. Se o filme for mau vai ser pela história, direção, ou outro fator qualquer. O motivo não será a beleza da atriz ou a falta de talento.

Estes artigos de opinião geram sempre algum debate nos comentários da nossa página do Facebook e nós adoramos isso. Desde que seja feito com educação, claro. Concordam com o que leram? Discordam? Concordam em parte? Querem acrescentar alguma coisa? Fiquem à vontade! Nós vamos ler tudo e, como sempre, responder ao que conseguirmos. Entrem no debate!


Espero que continuem a gostar dos nossos artigos de opinião – que são alguns dos posts mais lidos do site inteiro – e que nos motivem a continuar com eles. O primeiro trailer do filme pode estar para breve e, para não perderem nada, fiquem atentos ao LARA CROFT PT e sigam as nossas redes sociais!



Sem comentários:

Publicar um comentário

Translate

FANSITE OFICIAL!

FANSITE OFICIAL!