O QUE ESTÁ A ACONTECER?
‘Blood Ties’ é aquele conteúdo
extra que você já sabe que vai gostar, mesmo se ele não fosse tão bom. E, para
ser sincero, não esperava muito dele. Sim, estava animado por explorar a Mansão
Croft e encontrar todos os Easter Eggs, mas nada me preparou para uma expansão
com uma história tão boa.
A partir daqui vou comentar
SPOILERS da DLC.
EASTER EGGS
Seria de se esperar que a Mansão
tivesse mais referências a jogos antigos do que a própria Sibéria, mas os
Easter Eggs superam todas as expectativas! Alguns são nostálgicos, outros
engraçados, outros simplesmente fofos. Mas TODOS vão causar arrepios e um
inevitável sorriso de satisfação no rosto. Há momentos em que os olhos suam.
Entre as referências temos a Rosa
Dourada do Tomb Raider Chronicles, o Amuleto de Horus do Tomb Raider The Last
Revelation, O Dragão de Jade do Tomb Raider II. Há um momento em que, ao
interagir com um gramofone, toca a música ‘Venice Violins’, também do Tomb
Raider II. Um dos brinquedos da Lara – que aparece tanto em fotografias como em
cenário da Mansão – é um T-Rex, referência ao primeiro jogo da série.
Vários documentos abordam o
assunto da morte da mãe que, aparentemente, foi depois de um acidente de avião
nos Himalaias – tal como acontece no TR Legend e como acontece na biografia da
Lara clássica. Outro ponto interessante é que Amélia, mãe da Lara, estava para
casar com o Conde de Farrington, nome do conde que, na biografia clássica,
estava para casar com a própria Lara. São muitas referências que aproximam
Amélia da Lara antiga.
Winston, o mordomo, também faz
parte da DLC! Há um documento onde ele se queixa ao pai da Lara porque ela o
trancou na cabine de refrigeração. Tal como muitos de nós fizemos no segundo
jogo da saga.
HISTÓRIA
Ao contrário de outras DLCs, como
‘Baba Yaga’, por exemplo, a história de ‘Blood Ties’ não é superficial nem foi
escrita apenas para vender mais uma hora de jogo. Não! É uma história muito bem-vinda
ao universo Tomb Raider e encaixa na perfeição com a trama de Rise. Ela vem
esclarecer muito do passado da Lara e traz novas revelações também!
O que eu esperava: A Lara tem de
conseguir abrir o cofre do pai para ter acesso ao testamento e provar que ela é
a herdeira da Mansão.
O que aconteceu: A Lara tem de
conseguir abrir o cofre do pai para ter acesso ao testamento e provar que ela é
a herdeira da Mansão, SÓ QUE toda a história muda o foco para o que aconteceu
com a mãe da Lara. Dentro desse cofre há uma gravação do pai a contar o que
aconteceu à mãe. Há também pistas sobre onde a mãe está sepultada. Então a Lara
consegue abrir uma passagem secreta e encontra o túmulo da mãe – sim, dentro da
Mansão – e há lá uma carta de despedida da Amélia, que serve como prova de que
a Lara tem direitos sobre a mansão.
Conseguiram fazer uma história
que mais tarde ou mais cedo teria de ser contada ou esclarecida. Por outras
palavras, não foi uma história inútil nem deslocada. Este é o tipo de expansões
que os jogos precisam hoje. DlCs que realmente acrescentam algo ao jogo. Nota
10 nesse aspeto.
E sim, os olhos suaram quando
ouvi a voz da Amélia a despedir-se da Lara.
PUZZLES
Duas palavras: Amei muito. Atrevo-me
a dizer que são os mais difíceis do jogo todo – mas ainda assim acessíveis – e que
estão muito mais próximos dos jogos clássicos. Envolvem símbolos, códigos,
mapas. É uma verdadeira ‘caça ao tesouro’ dentro da própria casa.
Resumindo: Temos de descobrir o
código do cofre de Richard. A certa altura encontramos uma nota do pai com 3
pistas: “O tesouro da expedição da Lara; A minha pintura favorita da Amélia; O
dia do nosso casamento”.
A resolução pode parecer simples
depois do enigma estar desvendado: O tesouro era uma coroa que foi usada num
aniversário da Lara. Essa coroa tinha um símbolo, que correspondia a um número,
segundo um outro documento com a legenda de vários símbolos que representavam
números. O primeiro número do código estava descoberto: 5.
Quanto à pintura favorita de
Richard, ficamos a saber, por um documento, que é uma pintura abstrata com
quadrados vermelhos. Ao encontrar essa pintura no ateliê da Amélia, pode ver-se
que são quatro quadrados vermelhos. Segundo número: 4.
O dia do casamento dos pais tinha
tudo para ser a parte mais fácil, mas não. Envolve até matemática. Encontramos
um presente de aniversário que foi dado no dia 13 de outubro. Ao ler
atentamente um dos documentos ficamos a saber que casaram 4 dias antes do
aniversário da Amélia. Ora 13 – 4 = 9. O último número.
Código: 549.
Quando achamos que acabou,
aparece outro enigma. Uma folha que, dobrada, formava 3 dos símbolos que
correspondiam a números. É só ver na legenda. O número era 142 (14/2 –
Aniversário da Lara). Havia também um mapa que, num dos cantos, mostrava um
jogo de xadrez. Só podia ser a adega, onde a Lara jogava xadrez com o Winston!
Chegando lá encontramos outro painel com números. Ao marcar o código 142
abre-se uma passagem secreta para a cripta da família Croft. Mistério
resolvido.
CONCLUSÃO:
Boa em todos os sentidos.
Nostálgica, surpreendente, assustadora, divertida, desafiante e intrigante.
Esta é a melhor Mansão Croft até hoje. E detalhe: Várias áreas estão fechadas e
inacessíveis. A Mansão está bem velha, com muitos estragos. A Lara comenta até,
a certa altura, sobre o salão principal: “Vai ser uma das primeiras coisas a
reparar”. Teremos, no próximo jogo, uma Mansão restaurada e ainda maior? Só nos
resta esperar! E lembrem-se, amiguinhos: JOGUEM ESTA DLC, VALE A PENA.
Miguel Marques
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NÃO PERCA também o nosso vídeo MEGA ESPECIAL em comemoração aos 20 anos de Tomb Raider! Nele podem saber como participar num SORTEIO, onde podem ganhar o jogo para várias plataformas e, finalmente, jogar na Mansão!
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