11 de março de 2017

A nova LARA CROFT é HOMOSSEXUAL?


Muito se especula sobre a sexualidade da arqueóloga mais famosa de todos os tempos. Para uns pode parecer um detalhe insignificante, mas a verdade é que todas as histórias merecem um romance no seu enredo, mesmo a mais frenética aventura. A nova Lara ainda não teve essa oportunidade. A Lara clássica, por exemplo, já teve relacionamentos, tanto nos jogos como nas comics.

É neste âmbito que surge a dúvida: ‘Qual é a orientação sexual da Lara?’ Se bem se lembram, na época do lançamento do Tomb Raider 2013, corriam rumores de que, inicialmente, os produtores estavam interessados em criar uma relação homossexual entre a Lara e a Sam, uma das personagens secundárias. De facto, até hoje, vários fãs acreditam neste relacionamento.

O LARA CROFT PT contatou Rhianna Pratchett, a escritora do jogo, e questionou-a sobre este assunto:

É verdade que, no início, era suposto a Lara ter uma relação homossexual com a Sam? Se sim, como funcionaria isso no enredo e porque é que a ideia foi descartada?

A resposta de Pratchett esclarece tudo:

Não, não é verdade que era suposto a Lara ter tido uma relação homossexual com a Sam. Foram só especulações da comunidade por eu ter mencionado numa entrevista (há mais de 4 anos) que eu teria sido criativamente aberta à ideia da Lara ser gay. No entanto, isto nunca foi discutido com a Crystal Dynamics e também não me cabe a mim decidir, já que a Crystal / Square Enix têm controlo absoluto sob a personagem.

É esta a resposta à pergunta que nos fazemos desde 2013. Em nenhum momento da produção do jogo, por mais inicial que seja, foi posta a ideia de uma relação homossexual – ou qualquer outra – na história. Isto não significa que não possa vir a acontecer e, por isso, a questão mantém-se: A Lara Croft é homossexual? Aparentemente nem a Crystal Dynamics sabe ainda. E vocês, com base no que já viram desta nova Lara, o que acham?


OPINIÃO:

Convenhamos que esta é a oportunidade ideal para o regresso dos nossos artigos de opinião, especialmente quando tivemos a honra de contar com a participação da escritora do jogo para esclarecer umas pontas soltas. Então sim, isto é um artigo informativo / uma entrevista exclusiva / um artigo de opinião. Porque isto é o LARA CROFT PT e tudo pode acontecer!



Eu, pessoalmente, gostava bastante que a Lara começasse a viver um romance nas suas aventuras – seja com um homem ou com uma mulher – e não quero só por querer, mas sim porque isto traria uma nova profundidade à história. Pensem numa saga de filmes ou jogos. Qualquer uma. Ela tem romance no enredo, certo? Tal como também tem traços de comédia. Seja qual for o género. Há sempre romance e comédia. Mas com Tomb Raider isto não acontece. Noutros artigos já criticámos o facto de tudo ser demasiado sério nas novas aventuras. Não há espaço para uma piada ou um momento de descontração. Coisa que até filmes e jogos de terror têm. Mas este não é o foco, hoje estamos a falar do amor. Sim, há o amor pelos amigos e sim, há o amor pelo pai dela. Mas é suficiente?

Não acho que a Lara seja demasiado independente ou forte para se apaixonar. Nem a Lara clássica o era. A introdução de um relacionamento amoroso na história só a enriqueceria mais. Outra coisa que falta nas aventuras da Lara hoje em dia são personagens memoráveis. Só temos o Jonah a transitar do primeiro para o segundo jogo, por exemplo. Uma nova personagem para se envolver com a Lara já seria um passo em frente nesse problema. E não seria interessante ver como a Lara iria gerir a sua aventura com os seus amigos com o seu amor? Isto criaria toda uma nova dimensão na narrativa, que não seria só algo do género ‘cada jogo tem um artefacto e a Lara tem de o encontrar’. Passaríamos a ter um elo de ligação maior entre os jogos, por exemplo ‘Como está a relação deles nesta nova aventura? Como vai evoluir?’

Tudo o que eu não quero que aconteça com um possível relacionamento entre a Lara e outra personagem é que isto seja aproveitado para o famoso ‘vamos salvá-lo’ ou ‘salvá-la’, ou seja, não quero que as aventuras passem a ser por causa de uma personagem, como Rise foi por causa do pai da Lara ou o 2013 foi por causa, na maior parte do jogo, da Sam.

E daqui a uns anos? Querem que Tomb Raider acabe? E quando a Lara for demasiado velha para as suas aventuras? Fazem outro reboot? Não acham que se vai tornar chato e repetitivo? Porque não a filha da Lara? Seria algo fresco depois da Lara se aposentar. ‘Ela não pode ter filhos se for lésbica’. Pode sim, hoje em dia há muitas formas. E não estou a falar só da adoção.

Sinceramente não me interessa se ela é heterossexual, homossexual ou bissexual. Mas sim, a Lara precisa de um romance na sua vida. Claro, se ela for bissexual ou homossexual sempre seria mais ‘incomum’ do que ser heterossexual. Seria algo diferente no mundo dos jogos além do tradicional caso hétero e, por isso, seriam menores as hipóteses de se tornar uma história idêntica a uma que já vimos noutro sítio qualquer.



Quero saber a vossa opinião! Acham que nos próximos jogos teremos algum romance? Quem sabe no novo filme? Qual é a orientação sexual da Lara? Estes artigos de opinião geram sempre algum debate nos comentários do nosso Facebook, o que é muito bom e saudável. Estamos sempre atentos e dispostos a responder e conversar com vocês! A vossa opinião é importante!

Espero que tenham gostado deste artigo de opinião um pouco diferente do habitual. Senti que era um assunto importante a ser discutido. Sinto também que vamos perder algumas dezenas de fãs homofóbicos, mas pessoas assim não me fazem falta aqui. Lembram-se de quando o casamento gay foi legalizado nos EUA? Nós mudámos a nossa foto de perfil do Facebook para as cores LGBT e muitos comentários foram do género ‘Vou tirar o meu like desta ***** desta página’. Por isso, caso alguém contra casais homossexuais esteja a ler isto, quero dizer o seguinte: Façam-me um favor e saiam do LARA CROFT PT antes que eu tenha de vos banir por comentários ofensivos. Se simplesmente não gostariam de ver um caso gay em Tomb Raider, tudo bem, estão no vosso direito e a vossa opinião é bem-vinda. Gostaria de saber porquê. É tudo! Obrigado a quem leu e até à próxima!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Translate

FANSITE OFICIAL!

FANSITE OFICIAL!