Como prometido, hoje trazemos a
sessão de perguntas e respostas exclusiva que os fansites oficiais tiveram com
a Crystal Dynamics. As perguntas são feitas pelos donos dos sites e respondidas
por Will Kerslake, Designer Sénior, e Meagan Marie, Gestora Sénior da
Comunidade. Todo o conteúdo abaixo diz respeito à versão de Rise em comemoração
dos 20 anos de Tomb Raider e a todo o seu conteúdo.
PERGUNTAS
GERAIS
PERGUNTA:
Qual é a melhor característica
desta nova edição de Rise of the Tomb Raider?
ALEX’S TOMB RAIDER BLOG / TOMB
RAIDER WORLD
MEAGAN: Bem, na verdade esta
pergunta é muito pessoal, mas eu acho que nós (O Will e eu) concordamos que o
VR é bastante incrível, certo?
WILL: Sim, tem sido incrível
trabalhar na nova tecnologia. Ser capaz de trabalhar com o VR e pôr o VR na
mansão é bastante animador. Primeiro estivemos a resolver o que faríamos para
comemorar os 20 anos de Tomb Raider, o que era a coisa certa a fazer. Desde
cedo planeámos fazer a mansão. Depois podermos ter o VR nesse espaço e podermos
caminhar por esse espaço através dos olhos da Lara tem sido uma explosão.
MEAGAN: Sim, e muito
recentemente, como o Alex deve saber, nós tivemos a oportunidade de ir para a
Espanha e mostrámos o VR na Espanha. Acho que foi a primeira vez que o
consumidor pôde ter as mãos e os olhos nisto. Ver a cara de todos quando o
usaram foi incrível. Alguns riram porque estavam tontos por poderem ver e
inspecionar tudo. Verdadeiros fãs de Tomb Raider estavam a ir para cada pequeno
espaço e pintura, e a olhar para cada detalhe. Eu ri porque nós dissemos que
era cerca de uma hora de novo conteúdo de história, mas, como uma fã de Tomb
Raider, eu vou ficar ali por 2 ou 3 horas só a olhar para tudo. Foi muito fixe
(legal).
PERGUNTA:
Rise of the Tomb Raider foi
coroado um dos 50 melhores jogos da história pelo “TIME”. O que isso significa
para o pessoal da Crystal, especialmente com esta versão especial por lançar?
CROFT WORLD
WILL: Foi super bom ser honrado.
Eram os 50 melhores e ser o número 18 é fantástico. Tivemos de ver isto como
sendo não só sobre Rise. É sobre Tomb Raider no geral. É uma comemoração do 20º
aniversário como um legado. É uma honra fazer parte de uma franquia que tem estado
por aí todo este tempo e que é tão bem respeitada todo este tempo.
MEAGAN: Sim, Rise não estaria ali
sem os jogos que fizeram a fusão e estabeleceram a fantástica fórmula de
puzzles, combate, exploração e armadilhas. E a personagem. É realmente uma
prova do quão incrível esta franquia é, em 20 anos. É incrível.
PERGUNTA:
Qual é o Top 3 de coisas das
quais a Crystal está mais orgulhosa no que toca a Rise?
SURVIVOR REBORN
MEAGAN: Então, nós tentamos não
falar pelo estúdio todo, mas podemos dizer as 3 coisas de que, pessoalmente,
estamos mais orgulhosos. Para mim, é a comemoração do 20º aniversário. É todo
este novo conteúdo. Eu penso, como uma fã nostálgica de Tomb Raider e uma fã
durante estes 20 anos, “Quantos Easter Eggs conseguimos pôr aqui? Quantos
retrocessos e dicas nostálgicas podemos pôr neste conteúdo todo?”. É algo do
qual estou realmente orgulhosa. Amo o facto de estarmos a abraçar o passado e também
o futuro, e podermos divertir-nos com coisas como as skins clássicas de Tomb
Raider, que são muito divertidas de se ter ao jogar.
WILL: Eu sei que, ao ver a equipa
passar por isto e ver o sucesso do reboot do Tomb Raider 2013, sermos capazes
de criar uma sequela que se expande realmente – o tamanho dos hubs aumentou, o
combate ficou mais complicado. Há muitas peças que são muito difíceis quando se
faz uma sequela em jogos que realmente se destacam como grandes jogos para batê-las
em tantas áreas. É ótimo ver como o jogo se expandiu do Tomb Raider 2013 para
Rise. No meu espaço pessoal, nós temos jogado a DLC para realmente empurrar o
jogo para áreas interessantes. Coisas como o modo Endurance, a equipa está
muito orgulhosa do trabalho ao fazer um mundo completamente processual e correr
por um espaço que muda o tempo todo. Trazer este novo conteúdo e sabor para
Tomb Raider tem sido muito divertido para nós.
PERGUNTA:
Os comandos (controles) de PS4
têm algum efeito de som/luz?
MAXRAIDER
MEAGAN: Sim, a barra de luz do
comando (controle) do PS4 acende quando a Lara usa a sua vareta luminosa, na
cor da vareta luminosa.
WILL: Posso também falar de
detalhes sobre os comandos (controles) do VR. Nós usamos o comando (controle)
de forma muito física. Uma parte importante do VR é que realmente se sente que
se está naquele espaço enquanto se está a percorrer o espaço. Vão poder mover o
dual shock em volta e será como se a luz frontal do comando (controle) fosse a
vossa lanterna. Usámos o comando (controle) de forma muito física nesse espaço.
MEAGAN: É super fixe (legal)!
PERGUNTA:
Como é que vocês decidiram que
skins antigas adicionar ao jogo?
MAXRAIDER / CAPTAIN ALBAN
MEAGAN: Isto é algo do qual estou
muito orgulhosa. Depois de escrever o livro e estar imersa na história maluca
de Tomb Raider nos últimos 6 meses, eles pediram sugestões para skins. Eu dei
algumas opções e eles seguiram em frente com isso. Essencialmente, foi uma
decisão difícil. Queríamos algo do Tomb Raider original, então colocámos o
outfit da mansão. Achámos que se tivéssemos o outfit padrão, devíamos tê-lo com
trança. Então escolhemos a roupa da mansão do Tomb Raider e a roupa padrão do
Tomb Raider II. A partir dali foi ir escolhendo outros grandes favoritos, então
achámos que o casaco seria um ótimo toque, e a roupa catsuit – porque todos
amam a roupa catsuit – e queríamos ter algo do modelo do Tomb Raider IV e V,
contra um do Tomb Raider II ou III. Angel of Darkness porque nós sabemos que
temos grandes fãs desse jogo e é incrível tê-lo nisto. Até pôr os óculos de sol
nela, o que eu achei que foi um toque bem divertido. Nós tínhamos muitas opções
e basicamente fomos deitando-as abaixo até sentirmos que tínhamos uma variedade
suficiente de modelos e roupas.
PERGUNTA:
Podemos esperar algo mais difícil
com o novo modo de dificuldade?
TOMB RAIDER ITALY
WILL: O Sobrevivente Extremo pega
em todos os elementos do modo Sobrevivente e agora não há checkpoints em jogo.
Vão ter de encontrar um acampamento e acendê-lo, porque é o único sítio onde
podem salvar. Então isto está realmente em território de extrema dificuldade.
Particularmente, em algumas das grandes lutas, nas quais vão precisar de
atravessar na íntegra (sem morrer) para concluir o jogo.
PERGUNTA:
Há planos para mais línguas no
jogo?
KRONIKA TOMB RAIDER CZECH
MEAGAN: Anunciámos que a versão
Comemoração de 20 Anos de Rise of the Tomb Raider virá com a língua Árabe. Não
temos mais anúncios de mais línguas neste momento.
PERGUNTAS SOBRE
‘LAÇOS DE SANGUE’
PERGUNTA:
Quando são passados os eventos de
‘Laços de Sangue’? Antes durante ou depois do jogo principal?
CAPTAIN ALBAN / ASPIDETR
MEAGAN: ‘Laços de sangue’ é
desbloqueado assim que se completa a Síria e pode ser acessado através do menu
principal.
PERGUNTA:
Como foi o processo de fazer a
nova Mansão Croft? Usaram os jogos clássicos como referência?
CROFT WORLD
Parece que a mansão está baseada nas
versões anteriores da Crystal / dos filmes. Porque é que não é totalmente nova?
MAX RAIDER
Consigo ver muito das mansões
antigas nesta versão. Foi intencional fazer algum tipo de mistura ou
inspiraram-se nessas mansões para fazer o design da nova?
THE CROFT TOMB
Qual foi a filosofia por trás da concepção
desta mansão “rebootada” – O vosso objetivo era criar algo totalmente novo ou
algo semelhante às mansões anteriores?
CAPTAIN ALBAN
WILL: Quando começámos a pensar
no conteúdo a criar para a versão em comemoração dos 20 anos, a mansão foi das
primeiras coisas que surgiu, porque é algo que conecta os jogos antigos e os
novos. Introduzimos isso no Rise. Para quem não jogou, vocês chegam a ver a
mansão, mas não podem jogar lá. Vemos a mansão tanto em memórias como em breves
secções onde a Lara está com o Jonah a tentar resolver o que vai fazer.
Tornou-se um ótimo sítio para
explorar. Nós temos o Noah, que é o nosso tesouro em todas as coisas Crofts.
Ele está sempre ali para ajudar. “Isto precisa de estar ali. Isto devia ser
assim.” Mas depois nós temos de olhar para isto do ponto de vista de – Como tudo
na série reboot, tudo se baseia num espaço da vida real. Temos de ter a certeza
de que estas estruturas combinam com a estrutura que vocês esperam que elas
construam. Tudo continuamente faz sentido como um espaço real na nossa linha do
tempo moderna. Bem como agora, o estado de degradação da mansão, a Lara não
esteve ali por muito tempo, e agora ela está a voltar àquele espaço.
MEAGAN: Há este ar fresco e esta
familiaridade. Não se pode ter uma Mansão Croft sem um grande e bonito salão e
uma escadaria gigante e uma biblioteca e assim por diante. Espero que sintam
algo novo e fresco, mas é algo que parece como a casa de alguém, para os fãs.
WILL: A mansão é totalmente
jogável na 3ª pessoa, por padrão, para todos. Com o VR podem experienciar a
história toda e passar por toda a peça, mas farão isso na 1ª pessoa.
MEAGAN: É irreal. É tão incrível.
Tenho de dizer que, pessoalmente, estou realmente feliz com todos os diferentes
tipos de modos do VR. Há três... conforto, livre e híbrido.
WILL: Sim, super importante com o
VR é que nós sabemos que o Playstation VR pode ser a primeira experiência com
VR (realidade virtual) das pessoas. Quisemos ter a certeza de que isto seria
algo que seria confortável para todos. Não há combate no ‘Laços de Sangue’. Laços
de Sangue é tudo sobre exploração e história e aprender mais sobre o passado da
Lara, e aprender novos mistérios nesse espaço. Foi o sítio certo para
implementar o VR, onde as pessoas podem caminhar e explorar, sentindo-se
seguras e podendo olhar para as coisas. Vocês realmente conseguem ver todos os
detalhes. Parte disso são os esquemas de controlo – fizemos quantidades maciças
de testes disto internamente.
MEAGAN: Sim, teste interno com
todos nós!
WILL: Sim, nós trabalhámos com a
equipa para nos assegurarmos de que isto estava bom para todos. Todos se sentem
confortáveis com isto. Vocês podem caminhar fisicamente pela vossa sala como se
estivessem a caminhar por um espaço virtual. No primeiro esquema de controlo de
1ª pessoa, as pessoas costumam usar os analógicos. Estamos realmente animados
para as pessoas caminharem fisicamente pelo espaço porque, quanto mais
caminharem, mais se sentirão conectados com aquele outro mundo. É quando as
coisas ficam animadas com o VR.
PERGUNTA:
Há segredos ou coletáveis extras
para procurar na Mansão Croft?
TOMBRAIDERS
Existirão segredos ou talvez alguns
Easter Eggs dos jogos de Tomb Raider na mansão?
TOMB RAIDER DRAWINGS
Existirá algum flashback dos jogos
clássicos enquanto se explora a Mansão?
SURVIVOR REBORN
WILL: Sim, é o combinado. Para
tocar noutra pergunta / comentário sobre o Winston, memórias e comentários
sobre coisas que a maioria de vocês, com certeza, já fizeram em algum momento
nos jogos anteriores com certos aparelhos de congelamento. Queríamos tocar
nessa inteira rica história, tanto nos jogos mais recentes como nos antigos
Tomb Raider clássicos.
PERGUNTA:
O Winston está vivo? Ele deixou a
mansão depois da morte do Richard?
LARA CROFT PT
Podemos trancar o Winston no
congelador?
SURVIVOR REBORN
Há uma versão zombie do Winston
na DLC “Pesadelo da Lara”?
CROFT MANOR BRASIL
MEAGAN: Não vamos comentar o
estado do Winston agora, mas vocês vão definitivamente sentir a presença dele
no passado da Lara. Fazemos isso através de bolhas de memórias muito fixes
(legais). Então a Lara vai estar a andar numa sala e, de repente, aparece uma
luz quente que dá um belo contraste com toda a construção em ruínas, e é a Lara
a lembrar coisas do seu passado. Momentos em que ela estava feliz ou momentos
que foram difíceis e desafiadores. Então vocês vão ouvir o pai dela e assim por diante. É um retrocesso bem fixe (legal).
PERGUNTA:
Será que a Mansão Croft vai
apresentar novos elementos de exploração em comparação à aventura principal de
Rise of the Tomb Raider?
ALLGAME: TOMB RAIDER
WILL: Isto é muito de um modo de
aventura, mas não muito pesado em exploração. A demonstração que mostrámos
focava muito na movimentação pelo espaço para que vocês pudessem ver como cada
sala é. Cada sala está cheia de documentos e relíquias. Descobri-los e
juntá-los para resolver puzzles é sobre o que este espaço é.
PERGUNTA:
Vamos poder mover itens por aí e descobrir
tesouros escondidos na Mansão Croft?
TOMB RAIDER CHINA
WILL: Não seria Tomb Raider sem
puxar e empurrar algumas coisas. Claro, há coisas misteriosas lá.
PERGUNTA:
Temos de completar o “Laços de
Sangue” e o “Pesadelo da Lara” para podermos voltar à Mansão sem zombies?
THE DIGGER’S DAUGHTER
WILL: Então, os dois são
separados – estarão ambos disponíveis assim que vocês passarem da Síria e virem
a neve na Sibéria. Nesse ponto, ‘Laços de Sangue’ pode ser jogado até ao fim como
uma experiência de história. Quando terminado, nós deixamos vocês explorarem a
mansão onde quiserem para poderem encontrar relíquias que ainda não tenham
visto. Além disso, se vocês completarem a campanha de história, nós adicionamos
mais algumas relíquias na mansão, que fazem referência aos jogos Tomb Raider do
reboot.
O “Pesadelo da Lara” é mais
focado e orientado para um modo de ação. Vocês são colocados num lugar
aleatório da mansão a cada vez e as armas mudam de sítio a cada vez. Não vamos
entrar em detalhes ainda, mas são separados. Dentro do conteúdo do “Laços de
Sangue” não têm de se preocupar com o combate, é só exploração.
PERGUNTA:
Porque é que a Lara quer voltar à
Mansão e conseguir a sua herança?
UNIVERSO CROFT
MEAGAN: É uma pergunta meio
complicada. Acho que ela está a tentar descobrir isso sozinha. Ela sente esta
profunda ligação com o seu passado e com a sua família, mas é também um passado
difícil, com memórias difíceis então ela não está necessariamente a chegar a um
acordo sobre o seu lugar no mundo ou o seu lugar na família Croft. Vocês têm de
jogar...
WILL: Durante Rise vocês podem
ver essa transição. No reboot ela está só a sobreviver porque foi colocada
naquelas terríveis circunstâncias e só quer ficar viva. Agora, em Rise, nós
transitámos de “Eu vou só ficar viva” para “Eu vou descobrir estas coisas. É a
minha escolha viver esta aventura.” Então ela quer a mansão como parte disto,
como forma de abraçar isto, “Eu sou uma exploradora. Eu vou ficar com o que me
pertence como parte da família.”
PERGUNTA:
Vocês planeiam revelar mais do
passado da família da Lara?
KRONIKA TOMB RAIDER CZECH
MEAGAN: Sim, vocês vão aprender
muito sobre a família dela. Acho que vamos ficar por aqui.
WILL: É, acho que não vamos
explicar mais do que isto até que vocês joguem.
PERGUNTA:
Teremos novas conquistas para “Laços
de Sangue” e “O Pesadelo da Lara”?
ASPIDETR
WILL: Certo, teremos conquistas e
troféus especiais para todo o conteúdo da versão de Comemoração dos 20 Anos,
além de tudo o que faz parte do jogo comum.
PERGUNTAS
SOBRE ‘O PESADELO DA LARA’
PERGUNTA:
De onde vem o conceito para esta
DLC?
ALLGAME: TOMB RAIDER /
LARACROFTTHERAIDER
MEAGAN: É tipo uma mistura das
experiências passadas. Quando se revive um pesadelo, tudo é misturado...
WILL: Todas as coisas terríveis
que ela está a ver estão envoltas neste conceito para dar uma experiência
divertida orientada para a ação.
MEAGAN: Isso foi algo realmente
interessante... Originalmente, os zombies ou os mortos-vivos foram introduzidos
em Rise porque é algo que as pessoas estavam muito interessadas em ver. Fizemos
muitos testes quando estávamos a tentar decidir o que seriam os conteúdos estendidos
para DLC e isso foi algo que testou que as pessoas queriam muito ver isto. Foi
interessante decidir com o que é que zombies se parecem num universo de Tomb
Raider.
WILL: Como “Escuridão Gelada”,
tudo no universo do reboot tem de ser fundamentado num mundo moderno. Para a
base soviética – nós não vamos entrar muito neste assunto no caso de não terem
jogado – Na “Escuridão Gelada” os soldados da Trindade foram contorcidos por
esta base e então levámos esse conceito para este pesadelo. Tudo o que ela está
a ver está a ser confuso e trazido para a mansão e para este espaço.
MEAGAN: E o sobrenatural sempre
fez parte de Tomb Raider então não é tão aleatório assim...
PERGUNTA:
Teremos novas armas e / ou
munições especiais para nos defendermos destas hordas de zombies? Temos de ganha-las
/ encontra-las primeiro?
ASPIDETR / RISE OF THE TOMB RAIDER
WEB / TOMB RAIDER CHINA
WILL: Quando estão a jogar o
pesadelo, acordam sempre numa divisão diferente. Ao jogar com o conceito do
pesadelo, tudo é internamente aleatório, então vocês acordam num quarto
diferente, tudo está colocado de forma diferente e aleatória. Vocês não sabem
onde as armas estão. Elas mexem-se sempre. Cada vez que forem jogar será uma
experiência diferente porque terão de encontrar as coisas.
MEAGAN: Sim, o que torna as
coisas mais difíceis, especialmente se vocês ficam nervosos como eu. Os zombies
assustaram-me muito então eu apavorei-me e depois eles mataram-me.
PERGUNTA:
Dado o título de “O Pesadelo da
Lara”, porquê escolher zombies especificamente?
TOMB RAIDER PASSION
MEAGAN: São os zombies da “Escuridão
Gelada” e os lobos da “Baba Yaga” e as caveiras que fazem referência a esse
conteúdo também. São pontos que fazem referência a diferentes coisas que vocês
viram nas DLCs anteriores.
PERGUNTA:
Os efeitos de Yamatai serão
experenciados no “Pesadelo da Lara”, como o Roth, o Alex e o Grim transformados
em zombies?
RAIDERSZONE
MEAGAN: Estamos a aderir apenas a
elementos de Rise of the Tomb Raider e a temática do tio dela, então vocês não
vão ver o Roth, o Alex ou o Grim de volta.
PERGUNTA:
Podemos escolher um modo de
dificuldade?
TOMB RAIDER ITALY
WILL: Sim, todos os modos de Expedição
de Rise têm o leque de modos de dificuldade completo para o jogador escolher.
PERGUNTA:
Qual é a diferença entre “Escuridão
Gelada” e “O Pesadelo da Lara”, já que ambos parecem ter foco no combate?
GMLY.INFO
WILL: O pesadelo é uma sessão
mais curta, focada no combate dentro da mansão. É tudo focado no combate. Há
este fluxo constante de inimigos a vir e vocês têm de lidar com eles. “Escuridão
Gelada” é mais orientado para os puzzles. É uma história de uma antiga base
soviética que tem estado ativa ou foi ativada pelos soldados da Trindade e transformou-os
nestes infectados, homens malucos. Pensem no tipo de conceito de “28 Days Later”
(“Extermínio”). Nesse, vocês estão lá apenas para fechar o lugar, porque as
pessoas estão a começar a sair para fora do mesmo, para a Sibéria e para as
aldeias remanescentes. Há muita pressão para resolver os puzzles enquanto lidam
com hordas de soldados infectados.
PERGUNTA:
As skins clássicas funcionam no “Laços
de Sangue” e no “Pesadelo da Lara” ou apenas nos modos de Expedição?
THE CROFT TOMB
WILL: Todos os modos de Expedição
– “O Pesadelo da Lara” faz parte dos modos de Expedição – as skins clássicas funcionam
em todos os modos de Expedição. Para “Laços de Sangue”, é um elemento de
história muito específico, então a Lara está vestida como esteve no jogo
principal quando estava em Londres.
MEAGAN: Vocês podem jogar com a
Lara clássica com o seu outfit da mansão, enquanto a defendem no “Pesadelo da
Lara.”
PERGUNTA:
O que vocês querem dizer com modo
de “gameplay re-jogável”? Isso é separado de “Laços de Sangue”?
TOMB RAIDER CHINA
WILL: “O Pesadelo da Lara” é
muito sobre conseguir pontuação e competir com amigos em tabelas de líderes,
enquanto que “Laços de Sangue” é mais longo e é sobre caminhar pelo local e
explorar.
PERGUNTA:
Teremos stealth ou será pura
ação?
TURNING POINT WEB
WILL: É um modo de ação. Na “Escuridão
Gelada” vocês podem esgueirar-se, mas no “Pesadelo da Lara” vocês estão ali
para lutar.
MEAGAN: São espaços apertados e
corredores, vocês têm de correr e procurar munições e recursos.
WILL: Vocês terão inimigos
constantemente a fluir das paredes, então vocês têm de se continuar a mexer.
PERGUNTAS
SOBRE O MODO COOPERATIVO
PERGUNTA:
É possível jogar o modo
cooperativo localmente (2 jogadores na mesma consola) ou apenas online? Podemos
jogar off-line?
ASPIDETR / WORLD OF TOMB RAIDER /
TOMB RAIDER ITALY
WILL: Então, é algo apenas para
jogar online, não para dois jogadores e uma máquina.
PERGUNTA:
Os jogadores podem partilhar
recursos e pontos de experiência ou cada um ganha os seus próprios suprimentos?
KAKILARACROFT / ALLGAME: TOMB
RAIDER
WILL: A ideia do cooperativo é
que nós queríamos que os jogadores trabalhassem como uma equipa. Desde que
estejam próximos, o que um pegar, os dois ganham. Vocês partilham tudo por
padrão. Se vocês correrem em direções completamente diferentes, não vão
partilhar porque, obviamente, não estarão a trabalhar juntos.
PERGUNTA:
Além de se jogar com outra
pessoa, quais são as diferenças entre jogar sozinho ou em modo cooperativo?
LARA CROFT ONLINE
WILL: Há várias mecânicas novas.
Todas as armadilhas são mais difíceis. Nós tornámos as armadilhas mais difíceis
porque vocês podem ajudar-se um ao outro. Vocês têm um número fixo de vezes que
podem reviver. Se vocês chegarem ao fundo da cripta e abrirem o sarcófago ou o
códice, vocês ganham uma vida de volta e têm um ‘reviver’ extra. Mas as
cavernas e criptas podem ser muito perigosas porque todas as armadilhas são instantâneas.
MEAGAN: Sim, as armadilhas agora
não aparecem em câmara lenta, no modo cooperativo vocês têm de realmente ter
cuidado. Elas são tão rápidas como a física permitiria algo balançar para baixo
e empalar alguém.
WILL: Sim, vocês serão mortos nas
cavernas. Mas acima disso, enquanto os dois jogadores correm pelo local, vocês
partilham a comida e os recursos que encontrarem. Têm de ficar juntos porque
ninguém será deixado para trás. Então a essência é manter esses jogadores
juntos.
PERGUNTA:
Os jogadores poderão explorar
separadamente?
LARA CROFT PT
MEAGAN: De novo, vocês podem. Mas
nós encorajamos os jogadores a ficarem perto um do outro.
WILL: Vocês podem! Vocês podem
correr em direções completamente opostas se quiserem, mas assim não têm um
parceiro para vos ajudar. Geralmente, quando as pessoas querem jogar juntas,
elas querem jogar com um amigo. Mas nós não vos podemos impedir de correr por
partes diferentes da floresta, façam-no!
MEAGAN: Se perderem o rasto um do
outro, vocês podem apertar um botão para vos ajudar a encontrar o amigo.
WILL: Vocês podem sempre
encontrar-se com os instintos de sobrevivência, mas se alguém morre – cai numa
armadilha ou perde uma luta com um urso – a outra pessoa tem cerca de um minuto
para encontrar o colega e revivê-lo, caso contrário a ronda vai acabar e os
dois vão morrer.
PERGUNTA:
Cada jogador tem o seu próprio
nível de fome, frio e pontos de habilidade? É possível doar comida, armas ou
equipamentos para o segundo jogador?
ASPIDETR
WILL: Sim, cada jogador tem o seu
nível de fome e frio. Vocês podem até ver pequenos indicadores para saberem
quando o vosso colega está a morrer de fome. É possível que ouçam um comentário
que sugira que um de vocês precise de comida. No caso da comida, qualquer coisa
que vocês apanhem do chão, se estiverem suficientemente perto, será partilhada.
No caso do fogo, se um jogador acender uma fogueira, o outro pode correr até
ela e aquecer-se também. Não temos uma partilha direta entre um jogador e o
outro porque podiam abusar disso, por exemplo, se vocês estão a jogar com
alguém que não conhecem, essa pessoa pode interromper-vos constantemente. Não
queríamos isso porque queríamos que ambos os jogadores se divertissem.
PERGUNTA:
A Lara vai precisar de encontrar
o dobro da comida ou outro elemento qualquer, agora que há mais gente com ela?
OKH ESHIVAR
WILL: Como é tudo partilhado, os
dois recebem toda a comida. Queremos que as pessoas tenham um bom momento ao
jogar juntas e não que pensem “Agora tenho um amigo a jogar comigo e a
dificuldade para sobreviver dobrou.” Vocês partilham a comida e isso não deverá
ser mais difícil.
PERGUNTA:
Que itens não podem ser
partilhados?
ALLGAME: TOMB RAIDER
WILL: Então, algumas coisas não
faziam sentido serem partilhadas. No Endurance, se um encontra uma arma, não
faz sentido, de repente, duplicarem as pistolas porque é algo com física real.
Se um jogador apanha uma arma, ele é a única pessoa com aquela arma. O mesmo
acontece com os baús soviéticos que se encontram. Além disso, os artefatos e
assim por diante – a vossa pontuação é combinada. É tudo sobre trabalhar em
equipa.
PERGUNTA:
Teremos movimentos ou técnicas
combinadas, para os quais sejam precisos os dois jogadores?
ALLGAME: TOMB RAIDER
WILL: Temos as reanimações. Não
temos o gancho do Temple of Osiris ou do Guardian of Light, por exemplo.
PERGUNTA:
Como é que funciona a seleção de
cartas de expedição no modo cooperativo?
TOMBRAIDERS.HU
WILL: Normalmente, nas expedições, vocês têm 5 cartas e 5
desafios. No modo cooperativo, os dois podem escolher um par de cartas e
desafios. Essas cartas serão aplicadas com a exceção das roupas – cada jogador
é o único a poder ver a sua própria roupa. Por outras palavras, as cartas são
aplicadas aos dois jogadores. Então vocês podem jogar com cartas que não têm,
se o vosso amigo as tiver e decidir usá-las.
PERGUNTA:
As conquistas e troféus do modo
Endurance podem ser feitas no modo cooperativo? (Por exemplo sobreviver por 10
dias).
TOMBRAIDERS.HU
WILL: Sim, as conquistas padrão
poderão ser adquiridas e também teremos conquistas novas específicas do modo
cooperativo.
PERGUNTA:
Qual é a melhor dica que vocês
podem dar aos jogadores para sobreviverem o maior número de dias possível?
ALEX’S TOMB RAIDER BLOG / TOMB
RAIDER WORLD
MEAGAN: Ficarem juntos é uma boa
dica.
WILL: Sim, trabalhem juntos e
esperem até o vosso amigo estar ali antes de puxarem o lanche daquele lobo que
mataram. A outra peça é que vocês ainda estão a tentar sobreviver. É um lugar
difícil, o duro deserto da Sibéria. Mesmo se tiverem um amigo por aí, podem
estar a explorar e, do nada, um urso aparecer... Vocês podem ter de jogar de
forma conservadora, porque é um ambiente difícil, mesmo com um amigo.
MEAGAN: Sim, eu distraio-me sempre
com as relíquias e artefatos subterrados e tendo a procura-los despreparada.
Não façam isso. Não fiquem pretenciosos, mesmo com uma pessoa ao vosso lado.
Assegurem-se de que têm uma fonte de calor. Eu gosto de levar as lanternas
porque isso ajuda. Tenham a certeza de que caçam algo grande e de que se alimentam
porque alguns desses túmulos (tumbas) são enormes e demoram um longo tempo.
PERGUNTA:
Teremos novas cartas ou
conquistas, especialmente para o modo cooperativo?
LARASGENERATION.DE
WILL: Com a versão Comemoração dos 20 Anos, temos novas
conquistas para “O Pesadelo da Lara”, “Laços de Sangue” e para o Modo Cooperativo,
tanto no PS4 como no XBOX.
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